Como fazer cerveja

Como Fazer Cerveja em Casa?

Com Nossos Equipamentos

Fazer a Sua Cerveja Ficou Muito Fácil…

 

Para quem esta começando é natural pesquisar, buscar informações em muitos lugares, contudo existem vários meios e métodos diferentes para a produção de cerveja artesanal. Com Kits e maquinários diferentes!

O importante é conhecer o conceito da fabricação de cerveja até você se sentir seguro e com um processo especifico e dar inicio a seu hobby, até que se torne prático pra você.

Vamos entender um pouco mais do conceito para a fabricação de cerveja artesanal.

equipamentos

Certifique-se de que todo o equipamento para a produção esteja em ordem, a higiene é muito importante, você precisa ter todo o *Kit para fabricar cerveja artesanal* à mãos, devidamente *higienizados e esterilizados*.

Alem do Seu Kit Mestre Cervejeiro você ira precisar de mais 4 ingredientes básicos para fazer cerveja em casa:

ingredientes

Água – Malte – Lúpulo – Fermento

Quais são os processos para fazer cerveja?

 Fazer cerveja consiste basicamente em seis passos, entenda melhor cada um deles, seus conceitos e importância, tire suas dúvidas:

Brassagem – Clarificação – Fervura – Resfriamento – Fermentação – Carbonatação


Passo a passo da produção de cerveja artesanal

Passo a passo simplificado para uma das receitas de cerveja artesanal, mais tradicionais.

brassagem_mostura

Mostura / Brassagem:

Aquecer a água de brassagem até a temperatura ideal da receita escolhida, adicionar o malte devidamente moído, mexer sempre que o fogo estiver aceso. Corrigir a temperatura sempre que necessário, respeitando as rampas de temperatura e tempo de descanso entre elas!

clarificacao

 

Clarificação

Complete a panela de brassagem com água cervejeira, previamente aquecida à 78°c, fazer isso com o auxilio de uma escumadeira para que a água não crie um canal no malte que esta assentado (filtro de cascas). Agora faça a recirculação com o auxilio de uma jarra, tirando o mosto pela torneira e tornando a colocar delicadamente na panela, até que o liquido saia limpo. Depois transfira o mosto para a panela de fervura, se precisar vá colocando mais água por cima do bagasso até completar.

fervura

 

Fervura

Do balde, transfira o mosto para a panela de fervura deixe ferver por 70 minutos. Logo que levantar fervura adicione o lúpulo amargor. Depois de 65 minutos de fervura acrescente também o açúcar e o lúpulo aromático. Na metade do processo, se tiver evaporado muito, você pode completar com o mosto que provavelmente sobrou na panela de brassagem.

resfriamento

Resfriamento

Faça o Wirlpool e deixe descansar por 15 minutos, comece o resfriamento com o chiller. Para isso coloque o chiler delicadamente na panela de fervura, conecte a mangueira ao chiler e à torneira, deixe a água passar por entro do chiller arrastando o calor do mosto. Faça isso até que o mosto esteja a 25°c.

 

fermentacao

Fermentação

Depois do mosto na temperatura ideal, transfira novamente para o balde fermentador por gravidade, na metade no mosto coloque o fermento, deixe cair o restante. Coloque a tampa por cima do balde sem lacrar, apenas disponha por cima do balde para que os gases gerados pela fermentação possam sair e para que haja entrada de oxigênio, isso irá ajudar muito a fermentação. Para as cervejas ALE deixe fermentando por 07 a 12 dias em temperatura controlada, entre 15°c e 24°c.

envase

Envase e Carbonatação

Assim que notar que a fermentação acabou, com o teste do paladar, faça o Priming (açúcar invertido – 7,5g de açúcar por litro de cerveja em 400ml de água) na panela de fervura e transfira a cerveja para a mesma. Inicie o envase com as garrafas devidamente esterilizadas, tampe imadiatamente com as rolhas metálicas e seu arrolhador. Para que o gás seja gerado é necessário deixar em temperatura ambiente por 07 a 12 dias

 

Obs.: Acima você viu o processo de fabricação de cerveja artesanal de modo simplificado!